quarta-feira, 20 de julho de 2016

Netos

Na ordem da idade, é o segundo; na cronologia dos aniversários, o Vasco é o último e faz hoje 5 anos.
Ontem, ao final da tarde, passou por aqui numa visita rápida. Ao pegar-lhe para mais um abracinho, disse-lhe ao ouvido:

- Amanhã ficas maior ...
- Não, avô, só um "cadinho"!

E lá foi, com o pai e o irmão, a correr, como tanto gosta.

sexta-feira, 15 de julho de 2016

Livros (lidos ou em vias disso)

A França foi ontem, de novo, vítima da barbárie e da intolerância de alguns, que redunda sempre em prejuízo de todos.


Estou quase no fim  de um livro escrito por um autor que desconhecia e de quem nunca tinha ouvido falar. Angolano, chama-se Adolfo Maria e, no livro, pretende relatar (nem analiso se com alguma parcialidade) a realidade da vida da maioria da população angolana.

A personagem que "fala" no pequeno extracto abaixo é João Sousa, conhecido no Bairro do Cazenga como kota Medito.

" (...) medito em tudo o que aqui foi dito, medito na difícil situação que estamos a viver, medito nisto que todos do bairro estamos a fazer e que é muito importante, estamos a mostrar a nossa dignidade. Por isso, não posso aceitar propostas de violência sobre os nossos, todos estamos a sofrer e umas pessoas aguentam mais que outras. No mundo não somos iguais a reagir, só somos iguais na nossa condição de humanos, que pensam e querem ser minimamente felizes. Portanto, proponho que se fale a verdade àqueles que estão a ficar receosos; dizemos-lhes, sim senhor, que a situação é difícil, mas se conseguirmos resistir - e tem de ser todos porque isso é que dá força - se conseguirmos resistir, vamos poder ganhar a nossa causa e, depois, ter melhores tempos para todos."

Naquele dia naquele Cazenga
Adolfo Maria
Edições Colibri (2016)

O Sequeira no lugar certo


O quadro "A Adoração dos Magos", de Domingos Sequeira, foi ontem colocado no renovado Piso 3 do Museu Nacional de Arte Antiga, após ter sido adquirido na sequência de uma campanha pública iniciada em Outubro de 2015 na qual foi feito o apelo para que a participação das pessoas impedisse que a obra fosse vendida a particulares ou saísse do País.
Contribuí com alguns "pontinhos" e conto, agora que iniciei as férias, dar um salto à capital para o admirar no local que lhe pertence: acessível a todos.
Feliz ideia que tal permitiu.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Euro 2016

Portugal, 1 - França, 0

Campeões, campeões, (nós) eles (somos) são campeões!!!

A emoção ainda tira a capacidade de discernir se devo pronunciar-me sobre o que ontem aconteceu ou se, pelo contrário, é preferível não exteriorizar para que não pareça querer ser "juiz em causa própria".
Portugal é Campeão Europeu de Futebol, pela primeira vez na sua história e, a essa história, ficarão ligadas duas pessoas que me dizem muito: a primeira, o grande timoneiro da nau que chegou a bom porto - Fernando Santos - a quem me liga uma amizade de mais de 50 anos; a segunda - Ricardo Sousa Santos - que é "apenas" meu filho.
Um orgulho imenso, que as lágrimas que vão surgindo a cada passo nos meus olhos, confirmam e acentuam.
Já lá vão quase dois anos e, ainda que eu não saiba da "missa metade", muito trabalho deu àquela gente toda o sucesso que ontem o País, cá dentro e lá fora, festejou efusivamente.
De parabéns estão os 23 jogadores que foram a França, os técnicos, o apoio e aqueles que, por uma razão ou por outra, não estiveram presentes neste Campeonato que foi o primeiro mas não será o último.
Ontem confirmou-se, se ainda era necessário, que a sorte dá MUITO TRABALHO!
Parabéns a todos os que planearam, executaram, compareceram, apoiaram e vibraram com esta esplendorosa VITÓRIA.


quarta-feira, 6 de julho de 2016

Euro 2016

Portugal, 2 - País de Gales, 0

E agora, PARIS!!!
Se por cá a alegria extravasa e atinge o país inteiro, o que sentirão os milhares de emigrantes ao verem o principal emblema de Paris com as cores do seu (nosso) País!


terça-feira, 5 de julho de 2016

Netos

E já lá vão 10 anos!
Recentemente, na festa de final do ano da Infancoop, ele e os colegas tiveram uma homenagem por terem concluído o primeiro ciclo e também por ser a despedida da escola que agora deixam.
Emocionei-me várias vezes, coisa que começa a tornar-se vulgar quando estão em causa os meus netos. Será da idade?
Não me parece, porque o Gil me apertou, muito, enquanto lia os textos de um "livrinho" que os avós tinham feito para ser colocado na sua "pasta de finalista".
No final deste Verão vai iniciar uma nova vida, mais agressiva e mais exigente, e para a qual a sua calma e ponderação será ainda mais necessária.
E vai conseguir, como sempre tem conseguido!
E eu espero vê-lo continuar a crescer, inteligente e meigo, trabalhador e brincalhão, respeitando-se a si e aos outros.
Está um homem feito, o meu neto Gil!
Parabéns.

sexta-feira, 1 de julho de 2016

Euro 2016

Portugal, 1 - Polónia, 1 (5-3, nas grandes penalidades)

Ontem foi (mais) uma noite de nervosismo mas, no fim, foi óptimo ver Ronaldo, Sanches, Moutinho, Nani e Quaresma marcarem, e Patrício defender a quarta grande penalidade da Polónia.
Agora, calmamente e sem ouvir os "teóricos", aguardar até quarta-feira para ver a meia-final com a Bélgica ou o País de Gales, que jogarão hoje, no final da tarde.
Está quase!