sexta-feira, 21 de março de 2008

Palavras bonitas

No Dia Mundial da Poesia, a recordação da voz e das palavras de Natália Correia, declamando a sua Defesa do Poeta.

A gravação foi efectuada em Dezembro de 1968, num serão dedicado à poesia e realizado na casa de Amália.



"Ó subalimentados do sonho! A poesia é para comer ."

domingo, 16 de março de 2008

16 de Março


A manhã estava serena, a temperatura agradável e o sol, envergonhado, escondido por entre as nuvens.

O mar da Foz deve ter andado, nesta semana, com grandes sobressaltos e zangado com a vida. A areia mostrava isso mesmo, quer exibindo muitos detritos trazidos pelas marés, quer por se apresentar tão "fofinha" que mal aguentava o nosso (excessivo) peso.

Ainda antes do almoço, um "salto" à Quinta dos Loridos, para uma visita, indiscreta e sem licença, aos Jardins do Oriente que Joe Berardo por lá anda a edificar. O que existe já vale a pena, depois de concluído vai ser local de visita obrigatória.

Há 34 anos era sábado e, por esta hora, já um brigadeiro de voz esganiçada tinha dado ordem de rendição, por megafone e em cima de um jeep, aos militares do RI 5 que tinham dado o primeiro grande sinal público de que alguma coisa, importante, se preparava.

No dia 25 do mês seguinte, o brigadeiro já nem com megafone se ouviu ...

segunda-feira, 10 de março de 2008

Estatísticas

No final do jogo da 22ª. Jornada do Campeonato Nacional de Futebol da 1ª. Divisão, o treinador do Benfica, José António Camacho, demitiu-se do cargo e voltou à terra natal.
Na viagem de regresso não utilizou a avioneta que o tinha trazido, talvez por não ter sido possível obter, em tempo útil, as necessárias autorizações de voo e o planeamento da sua saída não ter sido tão bem feito quanto o foi o da sua chegada. Também não teve a companhia do LFV, que partiu, de avião, para Espanha, não para as férias em Ibiza, mas com a missão, específica, de motivar os jogadores do Glorioso, para o jogo com o Getafe.
Entretanto, porque o “algodão não engana”, ficam os números à 22ª. Jornada desta época e da anterior, para que a ignorância não sirva para ajudar o branqueamento:
  • Na época de 2006/2007, o Benfica era segundo com 51 pontos; em 2007/2008, também é segundo, mas com, apenas, 40 pontos;
  • Em 2007/2008, o F.C. do Porto é primeiro e tem 52 pontos; no ano anterior, também era o primeiro, mas tinha 54 pontos ;
  • O Sporting era terceiro em 2006/2007, com 46 pontos e, em 2007/2008, está no quinto lugar, com 34 pontos.

E o burro sou eu ?!

sexta-feira, 7 de março de 2008

Palavras bonitas

COM AS GAIVOTAS

Contente de me dar como as gaivotas
bebo o outono e a tarde arrefecida.
Perfeito o céu, perfeito o mar, e este amor
por mais que digam é perfeito como a vida

Tenho tristezas como toda a gente.
E como toda a gente quero alegria.
Mas hoje sou de um céu que tem gaivotas,
leve o diabo essa morte dia a dia.

Poesia
Eugénio de Andrade
Fund. Eugénio de Andrade (2000)