terça-feira, 28 de junho de 2016

Certificate of mtDNA testing

Em Abril de 2008, a minha filha, que se iniciava na aventura da investigação, apareceu-me com uma zaragatoa, com a qual me retirou saliva da boca e da garganta. Findo esse trabalho, colocou-a num recipiente que fechou muito bem e disse-me:

- Vou mandar para um Projecto e, daqui a algum tempo, receberás as origens dos teus (nossos) ancestrais.

Assim foi. Passado algum tempo, recebi uma caixa com uma série de documentos que atestam a origem dos meus antepassados na África há 150.000/170.000 anos atrás. Especificam, também, um  percurso que sobe ao Mediterrâneo, passa pela Grécia, Alemanha, França e, nesta, aparecem três rumos: um que sobe a Inglaterra, outro que desce à Itália e o terceiro que prossegue até Portugal.
Guardo religiosamente toda a documentação numa das gavetas da minha secretária, reservada para as coisas importantes.
Hoje, o meu amigo ADS fez-me chegar o endereço do vídeo que abaixo reproduzo e no qual se demonstra que, ao contrário do que alguns pensam, afinal todos estamos mais perto uns dos outros do que muitos querem fazer crer.

sábado, 25 de junho de 2016

Euro 2016

Portugal, 1 - Croácia, 0

Ainda a quente e com o coração à procura do ritmo certo ... quando já se aguardava a lotaria das grandes penalidades, Quaresma determinou a passagem aos quartos de final.
Venha a Polónia! 

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Netos

Hoje é um dia especial. Não por terem sido conhecidos os resultados do referendo de ontem no Reino Unido, que ditou a saída da União Europeia nem por ser dia de S. João.

Hoje o dia é supremo porque o meu neto DUARTE faz quatro anos, num ano que foi marcado pela chegada do mano Miguel e que lhe ficará na memória por ouvir e ver o papá cantar-lhe os parabéns através do Face Time.

Apesar deste contratempo, que se espera tenha bons resultados para contar no futuro, parabéns meu neto! 
Continua a ser meigo, irreverente, simpático, amigo, e a usufruir de tudo o que a Casa tem: dos morangos aos carrinhos de bombeiros, do baloiço ao escorrega, do Faísca ao carro dos pedais e, sobretudo, do prazer que temos sempre que por aqui entras com a tua alegria.

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Euro 2016

Portugal, 3 - Hungria, 3

Ontem foi um festival de golos, alguns de encher o olho como o do calcanhar de Cristiano Ronaldo.  Duas horas de aperto, a testar o coração e capacidade de sofrimento. Por três vezes a eliminação esteve consumada e, por três vezes, a equipa lutou, deu a volta e conseguiu chegar lá.

Já depois do jogo acabado, o antigo guarda-redes do Sporting disse, numas das televisões, que dois dos golos dos húngaros tinham sido "chouriços". E foi verdade ... mas a carne era nossa!

No próximo sábado, às 20H00, e com o meu neto Duarte já um homem de 4 anos, a selecção iniciará  o jogo para eliminar a Croácia.

domingo, 19 de junho de 2016

Euro 2016

Portugal, 0 - Áustria, 0

Ontem foi doloroso e mexeu com aos batimentos do coração do "idoso".
Mesmo que o jogo durasse três horas, nenhuma bola quereria entrar. Até o pénalti do Ronaldo foi ao poste!!!
Não é sorte nem azar, é ... futebol.

Quarta-feira, às 17H00, pode ser que a cidade de Lyon seja talismã e nos ajude a ganhar aos húngaros.
Até ao lavar dos cestos é vindima!

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Palavras bonitas

Pouco passa das sete e meia da manhã; o rádio está sintonizado na Antena 1, para ouvir as últimas do Euro e, logo a seguir, o espaço que David Ferreira preenche habitualmente com músicas já com algum tempo e "estórias" de discos e artistas. Hoje começa com Amália num fado que, sem qualquer dúvida, tem letra de David Mourão-Ferreira. Depois, a revelação:
- "O poeta do amor, meu pai, morreu faz hoje 20 anos."
Tão simples e tão profundo!

ESCADA SEM CORRIMÃO

É uma escada em caracol
e que não tem corrimão.
Vai a caminho do Sol
mas nunca passa do chão.

Os degraus, quanto mais altos,
mais estragados estão.
Nem sustos nem sobressaltos
servem sequer de lição.

Quem tem medo não a sobe.
Quem tem sonhos também não.
Há quem chegue a deitar fora
o lastro do coração.

Sobe-se numa corrida.
Correm-se perigos em vão.
Adivinhaste: é a vida
a escada sem corrimão.

David Mourão-Ferreira
Obra Poética
Editorial Presença

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Euro 2016

Portugal, 1 - Islândia, 1

A "terra do gelo" demonstrou ontem, para quem ainda tinha dúvidas, que não há vitórias antecipadas, que todos os jogos começam empatados e terminam quando o árbitro apita e que o futebol não é tão exacto como a matemática. Mesmo esta, às vezes, tende para infinito.
Os arautos, teóricos, que afirmavam serem "favas contadas", dão agora as explicações longamente teorizadas sobre o que aconteceu e o que teria acontecido se ... 
Sábado há mais e a valsa vienense não nos vai embalar: a orquestra, sob a batuta do maestro Cristiano, desafinará a harmonia austríaca e mostrará que, misturando fado, fandango, vira, bailinho e muito trabalho, a música será outra!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Euro 2016


Há momentos na vida em que é impossível disfarçar o orgulho que nos vai na alma.
Ao ver esta imagem (e muitas outras que por aí circulam), surgem no écran da memória o início, a ausência (apesar do Skype), as noites mal dormidas, a ansiedade, o "terá dito tudo", "estará bem", os jogos "vistos" no computador, as notícias em grego (?!), as manifestações, a violência, a desordem social, os problemas nos estádios, a "tragédia grega" quando tudo começou há quase uma dúzia de anos.
Vai ser mais um mês de ansiedade, colado à televisão, solitário, controlando as emoções, sempre com a esperança que o grande salto final aconteça, por ti, pelo Fernando e pelo meu País que é tão grande e tão maltratado.
Amanhã partes para terras gaulesas e, por muito que me custe, tenho esperança que só regresses em Julho!
Boa viagem, meu filho!