quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Orçamento

Finalmente há Orçamento para 2012!
Aprovado por uns, abstido por outros, contrariado pelos restantes.
Orçamentada que está a crise, podemos dormir tranquilos, sem pesadelos, sem pessimismos, sem rancores, sem ódios, sem receios, sem palavras e ... com menos dinheiro.
A capacidade dos nossos governantes está orçamentada e determina 5,9% do PIB para o défice de 2012, o que nos transmite uma enorme tranquilidade e uma grande confiança, demonstrando à saciedade e à sociedade quão bons eles são em matemática e na arte de adivinhar: é que o défice não é de cerca de 6% nem de 5,85%, mas exactamente de 5,9%, número mágico obtido após uma árdua tarefa de projectar (não riam que não tem nada a ver com cinema e muito menos cómico) a produção global do país em 2012, desde as abóboras da horta do meu vizinho passando pelos carros da Auto Europa e pelas couves, os tomates, os morangos, as alfaces e os pêssegos que a Casa da Ginja irá produzir.
Só génios conseguem determinar com tanto rigor e precisão este PIB que, multiplicado por 5,9%, há-de ter como resultado o valor da diferença entre as despesas e as receitas do Estado.
Simples e elementar !!!

domingo, 27 de novembro de 2011

Fado - Património Imaterial da Humanidade

No dia em que a Unesco reconheceu o FADO como Património Imaterial da Humanidade, Camões, Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira, Alexandre O'Neil, Alain Oulman e tantos outros estarão junto a Amália, festejando o prémio, a simbologia que o mesmo contém e o reconhecimento implícito da qualidade que a atribuição encerra. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Vinho azedo

O rancho estava a acabar o arranque dos bacelos.
Na época, o plantio da vinha era feito com bacelos que tinham sido enraizados no ano anterior, numa seara que exigia boa terra, bons conhecimentos e muita dedicação. As varas que iriam ganhar raízes na terra eram colocadas manualmente, em leiras inclinadas, com o espaçamento suficiente entre si para se manusearem bem no arranque, mas não demasiado que se desaproveitasse o solo disponível.
Poucos agricultores se dedicavam a esta actividade que, para além das exigências da qualidade da terra e da muita e boa mão-de-obra, obrigava à manutenção da humidade certa, com a rega na hora e na dosagem correcta e, no final, de novo a mão-de-obra intensa para o arranque, a separação por variedade, a contagem, o atar dos molhos e, finalmente, a entrega aos clientes, que os haviam encomendado alguns meses antes.
O frenesi do arranque era o culminar de muitos meses em que se imaginava o desenvolvimento da raiz pelas folhas que iam despontando na pontinha da vara, deixada de fora da terra.
- Este ano o Richter 99 vai ter boa raiz, mas o SO4 não parece grande coisa …
- Dizes sempre o mesmo … no fim vê-se.
E via-se, à custa dos golpes da enxada larga, desferidos com o cuidado de “quem sabia da poda”. As primeiras cavadelas davam logo um sinal da qualidade ou da falta dela, e toda a gente exibia um sorriso largo ou um sobrolho franzido, consoante aquela cabeleira de raízes era farta e bem composta ou, pelo contrário, as varas se apresentavam quase carecas, com uns fiapos esparsos e fugidios.
O patrão assistia ao início e não passava dia nenhum sem fazer, pelo menos, uma visita ao rancho, incentivando os jornaleiros e prometendo a adiafa para o final.
Habitualmente os homens bebiam uma água-pé produzida na quinta, com baixo teor alcoólico e um sabor “choco”, que arrepiava só de molhar os lábios. Uma vasilha de madeira, uma cana a servir de torneira no topo, um púcaro de alumínio e uma rodada por todos, quando o caseiro determinava.
Na adiafa, a água-pé era substituída por vinho tinto e as rodadas eram mais frequentes. A alegria fornecida pelo vinho e a esperança de acabar antes do sol se pôr faziam com que as enxadas abrissem a terra ainda com mais força e que as futuras cepas saltassem com mais rapidez do seu leito de meses.
Naquele ano faltou o vinho para a adiafa!
A quinta tinha produzido pouco tinto e havia necessidade de o ir comprar. Ninguém se lembrou disso e …
- Leva três garrafões e vai à taberna de F… comprar. Não te esqueças de lhe dizer que é para nós e de perguntares, antes, se o vinho é bom.
A carrinha Citroen 2 CV conhecia bem o condutor e não se fez rogada, circulando à estonteante velocidade de 50/60 quilómetros, demorou pouco mais de um momento a chegar à porta da tasca.
- O vinho tinto é bom?
- ‘Tá um bocadinho azedo, mas bebe-se bem. Queres provar?
- Já agora …
Os lábios saborearam, a experiência era pouca, o hábito ainda menos, o sabor parecia normal, o azedo não se notava …
- Quero 15 litros, nestes três garrafões. É para a quinta.
No regresso, a Citroen voou. A pressa de chegar aliada à ansiedade de saber se o vinho estava ou não azedo, faziam o pé levar o pedal até ao fundo.
- Não dê o vinho aos homens sem o provar!
- Porquê? Não disseste ao homem que era para nós?
- Claro que sim, mas ele disse-me que o vinho estava um bocadinho azedo mas que se bebia bem. Provei, não me pareceu azedo, mas é melhor provar primeiro.
- O malandro quis brincar contigo … de certeza que o vinho é bom!
E era!
No final do dia, os homens do rancho estavam bem alegres e não descansaram enquanto não viram o “fundo aos garrafões”.
E de azedo só a azia que o taberneiro ainda hoje me causa …